MINHA FORMAÇÃO,
MEU TRABALHO ... VIDA ...
Currículo – Vilca Marlene  Merízio


Ficha Técnica


ISBN 978-65-88719-14-5 
 Nº páginas: 54, il. Fotos.
Projeto Gráfico, capa e editoração:
Paulo Roberto da Silva
Editora: Arte&Livros
Formato Digital
Ano: 2021

Livre Leitura

Descrição

Não é pela titulação que se conhece uma pessoa. Mas, neste momento em que me assumi como candidata ao Conselho da Diáspora Açoriana, sinto-me no dever de apresentar pelo menos uma relação de títulos que indique o que realizei durante a minha vida escolar e de formação profissional iniciada muito cedo, quando ainda a Lei permitia ao jovem trabalhar a partir dos 14 anos de idade (trabalho de menor), recebendo como remuneração a metade do salário mínimo por oito horas de trabalho. 

A rede de ternura entre professor e aluno é indelével, eterna. Por isso, o meu reconhecimento e reverência a quem me ajudou a ser quem sou, a começar por meus pais, meus irmãos, minha família e meus primeiros professores do Grupo Escolar Feliciano Pires: do 1o ano, professora Noêmia Albani; do 2o ano, Nely Stuart; do 3o ano, Maria Lúcia Mayworme; do 4o ano: Meta Becker; do 5o Ano, Yolanda Falconi. A todos os que vieram também o meu preito de gratidão. Bem hajam todos! 

Quase... de corpo inteiro


Ficha Técnica


ISBN: 978-65-88719-20-6
Nº páginas: 235, il. Fotos.
Projeto Gráfico, capa e editoração:
Paulo Roberto da Silva
Editora: Arte&Livros 
Formato Digital
Ano: 2023

Poemas escritos em Ponta Delgada, entre 1988 e 1989, ilha de São Miguel, Açores, Portugal.

Livre Leitura

Descrição

Alguns exemplares de Quase... de Corpo Inteiro ficaram no limbo do esquecimento desde os últimos volumes doados aos alunos da rede escolar da Grande Florianópolis, no início da primeira década do século XXI.

Agora, passados 27 anos, quando a saudade mais aperta, principalmente pela ausência dos que partiram em definitivo deste nosso orbe, coube-me a responsabilidade de trazer aqueles poemas tão significativos para mim à luz de uma nova categoria de leitores. Tomara que agradem, porque foram escritos do fundo da minha alma. Da primeira versão, deixei de fora alguns poemas que manifestavam expressão de dores existenciais muito profundas. Hoje, acredito que, mesmo que o poeta tenha suas razões (e nem sempre são resultado da biografia autoral), o autor deve poupar a sensibilidade do leitor para assuntos controversos ou muito particulares. Espero que gostem. [Vilca Marlene Merizio]

green pink and blue lights

Há flores e frutos no colo das ilhas
literatura como aporte de aproximação aos Açores


Ficha Técnica

ISBN: 978-65-81814-00-7
Dimensões: 14 × 22 cm
Nº páginas: 192, fotos
Inclui referências
Revisão: Arte&Livros
Projeto Gráfico, capa e editoração:
Paulo Roberto da Silva
Editora: Arte&Livros
Ano: 2021

Livre leitura

Descrição

Dezembro, 1989: II Encontro de Escritores Açorianos, Solar de Lalém, São Miguel, Portugal. Historicamente, duas fotos registram a presença de intelectuais das ilhas e terras da diáspora: Machado Pires, Urbano Bettencourt, João de Melo, Zeka Soares, Onésimo de Almeida, Vamberto Freitas, Eduíno de Jesus, Vasco Pereira da Costa, Mayone Dias, Víctor Rui Dores, Gilberta Rocha, José Manoel M. de Aguiar, Afonso de Quental e Luiz Fagundes Duarte. que continuam firmes na senda literária.

Dos já falecidos, nomes e obras enaltecem a literatura lusófona: Adelaide Baptista, Daniel de Sá, Dias de Melo, José Martins Garcia, Fernando Aires e Carlos Cordeiro.

Vilca Marlene Merizio, a autora, estava entre eles e, desde então, estuda Literatura e Cultura Açorianas.

Este livro contém textos resultantes de seus cursos, ensaios e crítica literária apresentados em forma de conferências, comunicações e palestras em Portugal e no Brasil. Vale a pena ler.

É uma homenagem aos escritores..

**********
Tomás sabia as ilhas de memória porque crescera dentro delas, fora a sua gestação uma gravidez de terra e mulher, nascera trazendo no sangue os caminhos tortuosos das encostas […] "tão determinado como o vulcão que o expelira para o mundo, tão definitivo como as quedas que lhe roubaram a vista". [...]

Conduzindo Lídia pelo caminho dos íngrenes rochedos até a serenidade das fajãs, o cego dos Capelinhos soube transmutar o inferno de Lidia em poesia. Tomás, o homem-ilha. Lídia: a décima Ilha. “Nos caminhos da realização”. In Há flores e frutos no colo das ilhas… (Merizio)

green pink and blue lights

Açores: da memória à ficção
Contos e narrativas de ficção baseados em fatos verídicos


Ficha Técnica

ISBN: 978-65-88719-21-3
Dimensões: 15 × 22 cm
Nº páginas: 244, fotos
Revisão: Arte&Livros
Projeto Gráfico, capa e editoração:
Paulo Roberto da Silva
Editora: Arte&Livros
Ano: 2023

Livre leitura

Descrição

Neste ano de 2023, em que celebro seis décadas da minha vida, dedicadas à educação – ensino da língua portuguesa e das literaturas brasileira e portuguesa – concomitante à cultura e à arte, e que comemoro 35 anos de Poesia, recebi o simpático convite da professora Susana Antunes, da Universidade de Wisconsin-Milwaukee, Estados Unidos, para integrar a coleção dos Cadernos de Estudos Açorianos, dos Colóquios da Lusofonia, Açores, Portugal, com edição de Chrys Chrystello (AICL).

Esse convite muito me orgulha em razão da excelência do valor literário de todos os nomes que constam dos 40 fascículos já publicados. Por isso, e porque desde 2007, conheço a grande repercussão que os encontros bienais dos Colóquios da Lusofonia, no continente português e nas terras da diáspora açoriana conquistaram, e por haver participado em dez de suas sessões presenciais, nas ilhas do Pico (duas vezes) e na de São Miguel (8 vezes), quando apresentei palestras, resultado de pesquisas literárias, a maioria sobre poetas e ficcionistas dos Açores, agradeço, de coração aberto, a indicação do meu nome pela professora Manuela Marujo, e, em especial, todo o trabalho da professora Susana Antunes na organização do material para publicação. 

Algumas narrativas que aqui apresento, já foram anteriormente publicadas no Brasil em livros, antologias, coletâneas, revistas etc.