Vilca Marlene Merizio
Biodados
Há 60 anos professora de Língua Portuguesa e de Literaturas Brasileira e Portuguesa no Ensino Fundamental, Médio e Superior de escolas públicas e particulares do Estado de Santa Catarina, desde 1977, idealiza, coordena e executa projetos nos âmbitos da educação, memória, cultura e artes focados, principalmente nas relações Brasil/Portugal.
Participou de comissões de avaliação de redação no vestibular catarinense de 1978 a 2012 (UFSC e ACAFE), de júris de mestrado e doutorado em universidades brasileiras e de outras comissões julgadoras em concursos públicos nacionais.
Participa com intervenções em diversos congressos, seminários, colóquios, encontros e painéis no Brasil e no exterior.
Consultora no domínio da Língua Portuguesa e das Literaturas Brasileira e Portuguesa atende professores, estudantes, empresas e empresários.
Revisora, tem sob sua responsabilidade a leitura crítica de obras literárias e científicas, monografias, teses, ensaios, artigos e dissertações de professores e de estudantes universitários, bem como a organização de livros e antologias.
É membro efetivo da Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia, Portugal (2007), do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina/IHGSC (2013), do Instituto de Genealogia de Santa Catarina/INGESC (2011), da Academia São José de Letras (1996) e da Academia Desterrense de Literatura (2017).
Foi cofundadora da Casa dos Açores de Florianópolis, da Associação dos Poetas Livres de Florianópolis, da Academia de Letras de São José e da Academia Desterrense de Literatura.
Artista Plástica, tem realizado desde 1993 exposições de pintura em Mostras de Arte, individuais e coletivas, nos Açores e no Brasil. Foi Presidente da Associação Catarinense de Artistas Plásticos-ACAP.